13 Fev 2020

Inovação e educação: qual o papel dos gestores na implantação de novas ideias?

Tecnologias e metodologias surgem a todo tempo e as instituições de ensino precisam
acompanhar as mudanças

A ideia de que o conhecimento deve ser transmitido pelo professor e o aluno precisa apenas assimilar os conteúdos tem se perpetuado por muitos séculos nas escolas e universidades do mundo todo. Nesse modelo, as instituições estão presas a um pensamento da era industrial, que não olha para o desenvolvimento das habilidades e das competências dos estudantes.

“Os jovens, as empresas e a sociedade como um todo estão demandando que as instituições de ensino estejam alinhadas com o que está acontecendo no mercado. Para isso, elas precisam estar antenadas nos novos processos do aprendizado”, explica Sonia Simões Colombo, diretora e fundadora da HUMUS, consultoria que desenvolve capacitações e serviços para o aperfeiçoamento de gestores educacionais.

Segundo a especialista, os gestores das escolas têm um papel fundamental nessa dinâmica: de incentivar o desprendimento das práticas tradicionais e realmente implementar algo novo. “A cultura precisa ser revista. Não é apenas trazer uma tecnologia e achar que ela vai inovar dentro dos processos pedagógicos e acadêmicos. Existe todo um pensamento, toda uma prática que precisam ser reformulados. Isso é um desafio enorme e complexo, pois o setor educacional se mantém no mesmo formato há muitos séculos” diz.

A gestão precisa constantemente se inovar por conta da alta competitividade nos negócios, da globalização e da busca incessante por resultados. Novos processos, novas maneiras de se trabalhar devem surgir e uma ruptura, portanto, torna-se necessária nesse processo.

Partindo dessa premissa, O GEduc deste ano traz duas grandes temáticas: disrupção e futuro. “O Congresso pode agregar para os gestores a possibilidade de um novo olhar, a oportunidade de ter insights e o contato com novidades, implementando essa cultura da inovação e se antenando sobre o que está acontecendo no mundo para levar tudo isso para dentro da realidade e da prática da escola ou da universidade”, completa Sonia.

Ela reforça que é necessário repensar os processos, buscar a inovação e ficar antenado nas grandes tendências, não só do segmento educacional, mas do mundo e da vida do jovem.

 

O GEduc é o maior Congresso de Gestão Educacional do país. Realizado pela HUMUS, empresa que desenvolve capacitações para gestores de universidades e escolas, o evento irá reunir mais de 60 palestrantes e conteúdos inovadores para discutir a “Disrupção na Educação”. Serão três dias – de 25 a 27/03 – de imersão às novidades e tendências da área educacional

Patrocínio Diamond

costa feitosa.jpg

Patrocínio Silver

aws.png
LOGO_SEVEN_MAISdoQUEbilingue-01.png

Patrocínio de Sessão

ciranda de livro.png
linea.jpg

Realização

Apoio

anup19.jpg
sinepe-df-NOVO.jpg

Agência de Turismo Oficial

Copyright © 2018. All rights reserved.

Hotel Maksoud Plaza
Rua São Carlos do Pinhal, 424
São Paulo - SP
(11) 5535-1397
(11) 96855-0247
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon